Os Apuros de Penélope Charmosa é um desenho animado estadunidense produzido por Hanna-Barbera que estreou na rede de TV CBS em 13 de Setembro de 1969. O seriado teve apenas uma temporada, com 17 episódios de meia hora de duração, apesar de ter sido um dos desenhos animados mais famosos da Hanna-Barbera.
O título era uma referência a um seriado dos tempos do cinema mudo, The Perils of Pauline. Assim como o desenho animado precedente, A Corrida Mais Louca do Mundo (PT) / Corrida Maluca (BR) (Wacky Races), que parecia ser ambientado nos então presentes anos 1960, os personagens e cenários de Os Apuros de Penélope remetiam fortemente aos anos 1920.
A história girava em torno da linda Penélope Charmosa que era herdeira de uma vasta fortuna, e que vivia sendo perseguida pelo vilão Tião Gavião. Ela contava com a ajuda da Quadrilha da Morte para protegê-la, mas invariavelmente ela se salvava sozinha, em histórias em diversas partes do mundo.
O desenho era um desdobramento da Corrida Maluca, de onde veio a personagem Penélope Charmosa, que naquele desenho dirigia um carro rosa e usava uma calça vermelha e botas brancas. Penélope era constantemente perseguida por um vilão chamado Tião Gavião, que queria se livrar dela para conquistar sua herança.
Também saído de Corrida Maluca, a Quadrilha de Morte, um grupo de gângsters que aqui atuava como heróis e estavam constantemente salvando Penélope do perigo. Mas suas tentativas sempre davam errado, e prejudicavam a eles mesmos, e Penélope acabava sempre se salvando sozinha, não raras vezes salvando também seus heróis.
Tião Gavião, ajudado pelos seus comparsas Irmãos Bacalhau(BR) / Irmãos Bolha, sempre cogitava matar Penélope com algum plano engenhoso, como jogá-la de um avião, cortar seus pára-quedas e fazê-la cair numa jaula com animais selvagens. Enquanto isso, a Quadrilha se ocupava em resgatá-la.
Assim como nas outras subdivisões da Corrida Maluca, como Máquinas Voadoras (Flying Machines), onde apareciam Dick Vigarista e Mutley, a Corrida Maluca nunca foi citada, nem por Penélope e nem pela Quadrilha de Morte, exceto num único episódio em que Tião pergunta: ¨Quem estava esperando, Dick Vigarista?¨. Também o carro cor-de-rosa dela jamais foi visto neste desenho. Em vez disso, Penélope costumava dirigir um carro esportivo verde, ou qualquer outro veículo que encontrava, incluindo Chuga-Boom.
Tião Gavião era o vilão principal e o alter-ego de Silvester Soluço, tutor de Penélope. Ajudado pelos seus comparsas, os Irmãos Bacalhau, ele tentou matar Penélope para ficar com a fortuna. Ela nunca suspeitou de suas intenções, porque ele somente realizava seus planos nefastos disfarçado de Tião Gavião.
Moby Dick um desenho animado com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1967 e era transmitido junto com o Poderoso Mightor.
A história era sobre dois jovens, Tom e Tub, que eram resgatados por uma grande baleia branca após um naufrágio. Junto com a foca de estimação, Scooby, eles enfrentam perigos no mundo submarino.
As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy é uma série de desenho animado produzida e exibida pelo Cartoon Network e criada por Maxwell Atoms.
A história é centrada no cotidiano de Billy, um garoto emotivo e otimista, porém extremamente burro; e sua melhor amiga Mandy, uma garota apática com um olhar nada amigável. Tudo começa quando o Ceifador Sinistro aparece no quarto de Billy para levar a alma do seu idoso hamster de estimação Denguinho para o além. Ele, porém, junto com sua melhor amiga Mandy, desafia o anjo da morte para um jogo de Limbo em troca da vida de seu hamster, e através de um truque, os dois conseguem sair ganhando. Além da vida de Denguinho, Billy e Mandy conseguem a amizade eterna do Ceifador, a quem eles chamam de Puro Osso.
É aí que nascem as terríveis aventuras de Billy e Mandy, que entram nas mais inimagináveis situações geradas pelo poder sobrenatural de seu mais novo amigo.
A maior parte do desenho se passa em Endsville, a cidade natal de Billy e Mandy. Não é determinada sua localização, nem sua idade, mas de acordo com a série ela tem origem medieval apesar de provavelmente situar-se nos Estados Unidos. Puro Osso tem acesso ao Submundo, abrindo um vórtice usando sua foice, e visita vários planos da existência, incluindo variações do Além, como o Nirvana, Asgard e o "Baixo Diabo".
Billy e Mandy viajaram com Puro Osso a diversas dimensões como os Corredores do Tempo (onde acidentalmente viraram as suas ampulhetas da vida e passaram a rejuvenescer até desaparecerem), o Circo do Medo (onde crianças humanas fazem parte do show de horrores) e até o Asilo do Submundo (que abriga antigos monstros dos contos de horror, como o Drácula, a Noiva do Frankenstein e o Lobisomem).
A foice de Puro Osso também pode invocar monstros, criaturas sobrenaturais e habitantes do Submundo a Endsville, além de levar as almas das pessoas para o Além. O universo é o mesmo de Mal Encarnado, do mesmo criador, sendo que os personagens dos dois desenhos se encontram em alguns episódios.
No episódio da terceira temporada, Skarred for Life, o General Cicatriz se torna vizinho de Billy, mas ainda possui o desejo reprimido de dominar o mundo e roubar a foice de Puro Osso, ao saber de seus poderes. As duas crianças estudam em uma escola particular e, de vez em quando, aparecem usando uniformes.
De vez em quando, os personagens do desenho surpreendem com atitudes e comentários não-característicos a um desenho infantil, como cenas de morte, mutilamento, escatologia e sexualidade abordados de forma sutil e geralmente cômica.
No início de cada episódio, após o tema de abertura, Mandy caminha em um fundo preto e passa um rápido comentário, em seu tom de voz frio. O comentário é normalmente um aforismo como "Não basta apenas ter sucesso, outros têm que fracassar" e "Sorria … amanhã vai ser pior".
Em alguns episódios ela também inicia um diálogo com a platéia como "Quando você muda de canal, falamos mal de você pela suas costas" e "Você pode mudar o final deste desenho com o poder da sua mente". A maioria destes comentários são uma referência a frases famosas. Em uma ocasião Mandy declarou "Faça o que fizer, será tudo da lei", uma referência ao notório Livro da Lei de Aleister Crowley. Outra referência é a série de livros Harry Potter em que Mandy começa o episódio lançando o Maldição Imperius no telespectador. Tem também a frase "Se dá valor a sua saúde e sua razão, fique longe do pântano", cita Arthur Conan Doyle, numa história de Sherlock Holmes: O Cão dos Baskervilles.
Os Cometas foi uma série animada produzida por DePatie-Freleng Enterprises em 1973, num total de 16 episódios, divididos em dois blocos. Uma especie de parodia de Corrida Maluca, só que neste desenho a competição se dá entre um time de bons sujeitos e outros de vários tipos de vilões. Os competidores são patinadores que disputam o premio em diversas partes do mundo.
A Família Addams é um grupo de personagens criados pelo cartunista Charles Addams. A primeira temporada estreou em 1973, nos EUA.
Após fazerem sucesso tanto na TV quanto nos jornais, a Hanna-Barbera decidiu transformá-los em animação. Os personagens são os mesmos, e as situações conseguem ser mais malucas do que a série de TV, mas com o mesmo nonsense que caracterizou a série de TV, de 1964.
A Família Addams é formada por Gomez (pai), Mortícia (mãe), Wandinha (filha) e Feioso (filho). Ainda vive com eles a Vovó Addams, Tio Chico, além do mordomo Tropeço e da Mãozinha, uma mão que anda sozinha e sempre ajuda quando solicitada.
Ainda temos o Primo Coisa, que sempre os visita. Uma montanha de pelos que tem grande influência no governo.
Chowder é uma série de desenho animadoestadunidense produzida e exibida pelo Cartoon Network e criada por C. H. Greenblatt, que fez o storyboard para as séries Bob Esponja Calça Quadrada e As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy.
A série conta a história de um garoto chamado Chowder, que sonha um dia em ser um Grande Chef. Chowder é aprendiz do chef Mung Daal que tem um famoso restaurante na cidade de Marzipã.
Na série também aparecem criaturas como Gorgonzola, aprendiz de castiçal, e Schnitzel, um resmugão que é especialista em doces e na culinária. Mung Daal tem uma concorrente, a Sra. Endívia, que também tem uma assistente chamada Panini, que é apaixonada por Chowder mesmo sendo sua rival. O desenho utiliza a comédia como principal "combustível". Embora as piadas tenham em geral um ar inocente, são bem inteligentes e conquistam crianças e adultos.
Ace Ventura: Pet Detective é uma série animada baseada no filme do mesmo nome. A série foi produzida por Morgan Creek Productions e a companhia canadense Nelvana para a Warner Bros. Studios. Ela estreou em 1995 e foi exibida até 1997 no canal CBS. A série foi retomada pela Nickelodeon de 1999 a 2000. Os roteiros são do conhecido animador Seth MacFarlane, responsável por American Dad.
Ace Ventura é um atrapalhado mas competente detetive particular, especializado em casos que envolvam quaisquer tipo de animais. O personagem animado repete todas os maneirismos criados pelo ator Jim Carrey para o filme. Ele se veste com uma camisa havaiana, dirige um carro velho e seu fiel companheiro é o chimpanzé Spike.
De Volta Para o Futuro: A série Animada era uma série baseada na trilogia De Volta Para o Futuro. A série teve duas temporadas, cada uma com 13 episódios, apresentados no Brasil pela Rede Globo.
A série focalizou Marty McFly e o Doutor Emmett Brown, junto com sua esposa Clara, seus filhos Julio e Verne, seu cão Einstein, e a namorada de Marty, Jennifer Parker, enquanto viajavam no tempo usando o DeLorean e a locomotiva a vapor. O Doutor Brown e sua família se estabeleceram em Hill Valley a partir de 1991 após viverem em 1890. O bandido Biff Tannen dos filmes também teve participação no desenho. Os parentes das famílias de McFly e de Tannen são encontrados em viagens ao passado ou ao futuro. Mary Steenburgen (Clara) e Thomas F. Wilson (Biff) dublaram seus personagens na série, e Christopher Lloyd fez o próprio Doutor Brown no início e no fim de cada episódio, porém, a voz de Emmet no desenho foi fornecida por Dan Castellaneta. Bill Nye executou as famosas “Aulinhas experimentais” durante o final de cada episódio.
Charlie e Lola são dois personagens criados pela escritora inglesa Lauren Child. Os dois irmãos foram lançados primeiramente em uma série de livros infantis e logo depois em uma série de televisão. Embora a série tenha sido lançada para crianças de 3 a 7 anos, o desenho conseguiu conquistar também adultos, devido as histórias bem-humoradas e relacionáveis.
Lola foi baseada em uma garotinha que Lauren Child encontrou em um trem na Dinamarca. Tanto nos livros quanto na série, não são mostrados os pais de Charlie e Lola nem os pais de seus amigos. No Brasil a série foi transmitida por muitos anos pela Discovery Kids e TV Cultura entre 2007 até 2012.
O enredo da história gira em torno de Lola, uma garotinha de quatro anos bastante energética e imaginativa. Além de Charlie, seu irmão mais velho de sete anos que é bastante paciente e usa o amor e a imaginação para ensinar coisas novas para a sua irmãzinha. Charlie tem um melhor amigo que se chama Marv. Eles gostam de brincar de foguete, corrida e assistir filmes de alienígenas. Já Lola, tem uma melhor amiga chamada Lotta, que concorda com quase tudo que Lola fala. Além de Lotta, Lola tem um amigo imaginário chamado Soren Lorensen, que só ela pode ver.
Goober e os caçadores de fantasmas foi um desenho produzido pela Hanna-Barbera que foi ao ar pela primeira vez em 8 de setembro de 1973, nos EUA, na Rede ABC. Semelhante ao grande sucesso da Hanna-Barbera, Scooby-Doo, Goober também se trata de um grupo de jovens, resolvendo casos de mistérios assombrosos, acompanhados de um cachorro, Goober. A grande diferença é que muitos dos fantasmas são reais.
Goober tem a capacidade de ficar invisível quando se apavora com os fantasmas e isso acontece com frequência pois ele é um covarde de mão cheia. Comicamente ficam visíveis sua indumentária, que consiste numa touca e na coleira. No total foram produzidos 16 episódios.
Os Flintstones foi uma série de televisão animada produzida pela Hanna-Barbera de 1960 a 1966 e criada por Willian Hanna e Joseph Barbera.O desenho retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra. Calcula-se que já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas.
No desenho animado, a família Flintstone vive na cidade pré-histórica de Bedrock ("canteiro de pedras", em inglês ). Fred, o chefe da família, trabalha numa pedreira, dirige um carro com rodas de pedra, cuja propulsão são os seus pés, e tem um dinossauro, chamado Dino, como animal de estimação. A família vizinha são seus amigos, o casal Rubble, que possui um híbrido de canguru e dinossauro como animal de estimação, Hoppy. Com o tempo, surgiram Pedrita (Pebbles), a filha dos Flintstones, em 1962, e Bam-Bam, filho adotivo dos Rubbles, em 1963.
Exibida pela primeira vez em 30 de setembro de 1960, Os Flintstones foi a primeira e a mais duradoura série animada de comédia de todos os tempos. Foram seis temporadas. Também foi a primeira animação (2D) a exibir uma história contínua num episódio de meia hora, ao contrário dos desenhos animados até então, bem mais curtos. E mais: foi a primeira série de animação exibida em horário nobre, transformando a empresa Hanna-Barbera Productions, criadora da série, num dos maiores estúdios de Hollywood.
Os Flintstones foi uma criação dos estúdios Hanna-Barbera inspirada na sitcom The Honeymooners e na animação Stone Age Cartoons. Várias piadas de Stone Age são retomadas em Flintstones, como os jornais de pedra e o uso de animais como eletrodomésticos.
A série é construída como uma versão fantástica do passado remoto, com o uso da tração animal e outras tecnologias anteriores à era industrial, e materiais como peles, madeira e pedra, embora os humanos tenham hábitos semelhantes aos de uma família moderna do século XX. Nesse cenário anacrônico, o homem convive com dinossauros e mamutes.
Os Flintstones era, originalmente, uma série direcionada ao público adulto. Nos dois primeiros anos de produção, o desenho era fortemente ligado à marca de cigarros Winston, e as personagens apareciam fumando em anúncios publicitários. A série mudou seu público-alvo para os jovens e crianças a partir da terceira temporada, quando nasceu a personagem Pedrita. O principal patrocinador passara a ser a fabricante de sucos de uva Welsh's, e os episódios adquiriram uma orientação mais familiar.
O Pequeno Scooby-Doo é uma série de desenho animado estadunidense que foi produzida por Hanna-Barbera e criada por Joe Ruby e Ken Spears. O desenho animado conta a infância de Scooby do e seus amigos, nessa época eles já desvendavam mistérios, fugiam de monstros e fantasmas, visitavam casas assombradas. a Misterios S.A já tinha sido criada, era sediada em uma casa na árvore.
A série estreou nos Estados Unidos em 10 de setembro de 1988 no canal ABC com meia hora de duração, tendo um total de 30 episódios (treze em 1988, oito em 1989 e nove em 1990 até 1991) tendo o término das exibições em 31 de agosto em 1991. A série começou a ser exibida no Cartoon Network em 1993. No Brasil teve a exibição pelo Cartoon Network e pelo SBT.
O Pequeno Scooby-Doo foi produzido entre 1988 e 1991. Os personagens típicos do desenho eram mostrados em sua infância, mas sempre às voltas com casos misteriosos. O desenho, baseado no Scooby-Doo, Cadê Você?, com todas as características, um grupo constituído por quatro adolescentes metidos a detetives (Fred, Velma, Daphne e Salsicha) e o cão dogue alemão chamado Scooby-Doo, viajam num furgão psicodélico chamado Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos (através da empresa Misterios S.A.). Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões.
O novo formato acompanhou a tendência de "babyfication" personagens de desenho animado mais velhos transformados em crianças. A maior diferença era o tipo do show que Tom Rüegger, o produtor, construiu em cima do humor ligeiramente irreverente que tinha estabelecido junto com Mitch Schauer o produtor de Os 13 Fantasmas do Scooby-Doo. Isto resultou em uma versão cômica do Scooby-Doo, onde músicas eram cantadas em estilo de Rock quando os personagens fugiam de monstros e fantasmas.
He-Man e os Defensores do Universo (em inglês: He-Man and the Masters of the Universe) é uma série de desenhos animados baseados na linha de brinquedos Masters of the Universe, lançados pela indústria de brinquedos Mattel, tema de vários produtos e mídias relacionadas. A mais conhecida delas é a série de animação produzida pelo Filmation Studios entre 1983 e 1985, com 130 episódios. Na série, o personagem principal, He-Man, e seus amigos defendem o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull das forças malignas comandadas pelo vilão Esqueleto.
No início dos anos 80, a Mattel estava trabalhando em bonecos do filme Conan, o Bárbaro. Como o filme foi considerado muito violento para o público infantil pelos executivos da empresa, foi desenvolvida a série de bonecos "Masters of the Universe". Ao mesmo tempo, para alavancar a venda dos bonecos, foi encomendada à Filmation Studios uma série de desenho animado baseada nos conceitos desenvolvidos pela Mattel.
O conceito duma série animada com um herói que portava uma espada e lutava num mundo fantástico já havia sido explorada pela própria Filmation em seu desenho hoje quase desconhecido de 1981, Blackstar, que não fez sucesso. O planeta Sagar, onde Blackstar estava exilado, era muito semelhante a Etérnia. Blackstar e seu vilão Overlord tinham duas metades duma espada, e embora não referenciado na série animada, He-man e Esqueleto em sua linha de bonecos também tinham duas metades duma espada. O ator George DiCenzo, que fazia a voz de Blackstar, até trabalhou na série de He-Man fazendo vozes de personagens secundários (no inglês original).
Em 1983 foi lançada a série He-Man and the Masters of the Universe. A série utilizava a técnica de rotoscópio, assim como outros desenhos da Filmation (como Tarzan), em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Quem assistiu às séries da Filmation podia ver semelhanças entre os movimentos dos personagens das séries.
A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra, a princesa do poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.
Superamigos (Superfriends) foi um desenho animado de grande sucesso, produzido de 1973 a 1985 pela Hanna-Barbera, baseado na Liga da Justiça da DC Comics.
Na formação original de Superamigos, os mais poderosos super-heróis do universo (Superman, Mulher-Maravilha, Aquaman, Batman e Robin) unem suas forças, com a ajuda dos adolescentes Wendy, Marvin e o Supercão para lutar pela justiça, combater o mal e servir a toda a humanidade.
A base de operações destes cinco super-heróis e seus “trainees” é chamada de Sala de Justiça (Hall of Justice), onde recebem alertas e informações do Coronel Wilcox.
A partir da segunda temporada, Wendy, Marvin e Marvel são substituídos pelos Super-Gêmeos os adolescentes alienígenas Zan e Jayna e seu macaco Gleek.
Nas temporadas seguintes, outros super-heróis juntam-se ao grupo, como o Chefe Apache, Flash, Vulcão Negro, Samurai, Lanterna Verde, entre outros.
Todos os episódios de Superamigos, além de muita ação, também trazem lições de valores educacionais.
Nem todos os personagens de Superamigos faziam parte do elenco da DC Comics. Os Super Gêmeos, Gleek, Chefe Apache, Samurai, El Dorado, Vulcão Negro, Wendy, Marvin e Supercão foram criados pela Hanna-Barbera especialmente para a série.
Mini Polegar (Mighty Man and Yukk) é um desenho animado produzido em 1978 pela Ruby-Spears Productions. Teve apenas uma temporada, com 32 episódios.
É a história do milionário Brandon Brewster, que se transforma no super-herói Mini Polegar (Mighty Man). Ele tem a capacidade de diminuir de tamanho e outros poderes comuns a outros heróis como voar e super-força.
Seu fiel companheiro é Yogui (Yukk), o cão mais feio do mundo. Yogui é tão feio que vive com uma casinha de cachorro na cabeça. Sua arma secreta é justamente tirar a casinha e quando os vilões olham para o rosto do Yoggi desmaiam, tem crises psicóticos e tudo mais, de tanta feiura, até os prédios desabavam . O rosto dele nunca é mostrado, quando tira a casinha a imagem aparece por trás de sua cabeça, que é quase careca, com apenas 3 fios de cabelo.
Muito parecido com Dinamite, o Bionicão da Hanna-Barbera, onde Yogui é extremamente atrapalhado, sempre prejudicando Mini-Polegar, mas no final do episódio sempre salva o dia; como Falcão Azul e Bionicão.
The Marvel Super Heroes é uma série de desenhos animados produzida pelo estúdio Grantray-Lawrence Animation do Canadá, baseada em Quadrinhos e personagens da Marvel Comics de 1966, apelidada no Brasil de Desenhos Desanimados da Marvel pelo fato dos desenhos serem paradões (imagens de quadrinhos animadas no processo de xerografia). Contudo, foi uma oportunidade para muitos fãs conhecerem as histórias de Stan Lee e principalmente os desenhos clássicos de Jack Kirby, Steve Ditko e Don Heck, dentre outros, artistas de destaque da chamada Era de Prata dos Quadrinhos.
A série foi ao ar no período de 1 de setembro de 1966 até 1 de dezembro de 1966, com 65 episódios de 30 minutos cada. Estrelavam cinco super-heróis: Capitão América, Namor, Homem de Ferro, Thor e Hulk, planejados para serem exibidos um em cada dia da semana. As aventuras de cada um dos heróis tinha três segmentos, que duravam cerca de 7 minutos (foram ao todo 195 segmentos).
Os segundo e terceiros segmentos apresentavam um resumo do anterior, antes de continuar com a ação, conforme era prática nas histórias em quadrinhos. A abertura possuia as famosas "musiquinhas" cujas versões dubladas ficaram muito conhecidas no Brasil como os "hinos" dos respectivos heróis. Stan Lee disse que não se lembrava da reação dos artistas envolvidos no programa, mas pessoalmente, afirmou: "I wish I could claim to have written the [theme song] lyrics, because I think they're brilliant, but alas, I didn't". (Tradução aproximada: "Eu gostaria de dizer que fui o autor dos temas musicais, porque eu os achei brilhantes. Mas não fui eu"). Outra curiosidade para os fãs brasileiros foi a locução de Léo Batista, que dublava o narrador dos episódios de Namor e outros personagens.
Ed, Edd n Eddy (no Brasil, Du, Dudu e Edu) foi uma série de desenho animado Ianque-canadense exibida e produzida pelo Cartoon Network em parceria com a companhia de animação canadense, A.K.A. Cartoon e criada por Danny Antonucci. Estreou no Brasil em 1999 no Cartoon Network,e no SBT em 2000 no Sábado Animado.
A série conta a história sobre três garotos, que são chamados de Du, Dudu e Edu . Em cada episódio, existe uma história diferente, mas os três sempre estão tentando ganhar dinheiro para poder comprar suas balas de caramelo. Conhecidos em inglês como Ed, Edd n' Eddy, este trio vive em um bairro chamado Peach Creek, na cidade de Vancouver, no Canadá.
Os três são muito diferentes, exceto numa coisa: Todos adoram balas de caramelo, no Brasil ou quebra-queixos, em Portugal,que são umas balas grandes e redondas vendidas na loja de doces. Eles são atormentados pelas crianças do beco. O bairro tem vários becos e duas ruas principais sendo uma delas com algumas lojas. Du, Dudu e Edu são três amigos que sempre procuram trabalhar meio período nas férias de verão para ganhar dinheiro e comprar balas de caramelo.
Esquadrão do Tempo é uma série de desenho animado norte-americana que foi produzida e exibida pelo Cartoon Network e criada por David Wasson.
A história da série se passa no ano de 100 milhões no futuro, em um satélite futuristico, nessa época foi criado um esquadrão para manter a história do jeito que a conhecemos hoje, convocando vários agentes especiais para essas missões, que estão divididos em vários grupos.
Um destes grupos é onde a história se passa, os componentes do grupo são: Brito Abelardo, Larry e Otto Lino. Antes de conhecerem Otto, Abelardo e Larry eram incapazes de completar um simples missão, mas com a chegada de Otto, um conhecedor de história, conseguiram completar suas missões corretamente.
Abelardo e Larry conheceram Otto Lino quando acidentalmente Larry colocou as coordenadas erradas em seu computador de viajar no tempo, e por isso acabaram indo para o Século XXI, no orfanato em que Otto estava, vendo que o menino sabia muito de história, Abelardo e Larry resolveram adotá-lo, para poder ajudá-los em suas missões. Desde então Otto vive com Abelardo e Larry em seu satélite futurístico.
Cavalo de Fogo é um desenho animado produzido por Hanna-Barbera em 1986. Foi originalmente exibido na rede de televisão norte-americana CBS em uma única temporada de 13 episódios, sendo transmitida de 13 setembro a 6 dezembro de 1986. No Brasil, foi exibido pelo SBT, também passando em outros países.
Quando era apenas um bebê, a princesa Sara foi salva das garras de uma bruxa maligna, conhecida como Lady Diabolyn, por um místico cavalo falante chamado Cavalo de Fogo, que a conduziu do planeta Dar-Shan para um local seguro, em um rancho em Montana, no oeste norte-americano. Ela é então cuidada por um homem conhecido como John Cavanaugh.
Por volta dos 13 anos de idade, Sara percebe que seu medalhão começa a brilhar. Logo, descobre que o amuleto é mágico e capaz de enviar um aviso ao cavalo que a salvou. O Cavalo de Fogo enfim conta à Sara sobre quem ela realmente é: a princesa do reino de Dar-Shan, situado em outra dimensão, filha da Rainha Sarana e do Príncipe Kevin. Sara descobre também que Diabolyn é meia-irmã de sua mãe, sobre a qual Diabolyn lançou um feitiço para abdicar do trono.
Ao atravessar o portão dimensional para Dar-Shan, Sara conhece alguns aliados na luta contra Diabolyn: um feiticeiro chamado Alvinar (que também era conselheiro de sua mãe), um potro covarde chamado Brutus e seu dono, o jovem Dorin. Diabolyn, por sua vez, conta com ajuda de espectros demoníacos para se tornar a rainha de Dar-Shan, além de estranhas criaturas lideradas por Dweedle.
CatDog foi uma série animada americana do canal Nickelodeon, criada por Peter Hannan. Conta a história de dois irmãos siameses: um Gato inteligente e ranzinza e um Cão idiota e alegre, ambos constituíndo um corpo em cujo cada ponta possui uma cabeça e um par de patas. Os dois formam a criatura chamada CatDog. A série durou entre 1998 e 2001.
CatDog foi separado de seus pais (um sapo e uma criatura assemelhada ao Pé Grande) por um tornado. Desde então passaram a morar numa casa com formato de peixe e osso na cidade de Nearburg, junto com Orelha Oddfellow, um rato azul e gozador.
CatDog sempre se mete em confusão com uma gangue de cães formada pelo chefe Blefe, junto com Biluca e Chilique.
The Real Ghostbusters - Os Caça - Fantasmasfoi um desenho animado norte-americano da década de 1980 baseado no filme homônimo de 1984. O desenho foi produzido pela Sony Pictures Television, DiC Entertainment e Coca-Cola e foi exibido originalmente pela ABC. No Brasil foi exibido pela Rede Globo.
O "The Real" ("Os Verdadeiros") do título foi adicionado depois de um briga judicial com a Filmation que já possuía um desenho animado com o título de Ghost Busters (Os Fantasmas no Brasil) - continuação de outro desenho homônimo ao filme, The Ghost Busters (anos 70) que no Brasil tinha o título de Trio Calafrio.
A séria continuava as aventuras dos investigadores paranormais Dr. Peter Venkman, Dr. Egon Spengler, Winston Zeddemore, Dr. Ray Stantz, sua secretária Janine Melnitz e seu mascote fantasma Geléia (Slimer, no original). Houve também duas séries de história em quadrinhos, uma publicada mensalmente nos EUA pela NOW Comics e outra publicada no Reino Unido pela Marvel Comics, além de uma popular linha de brinquedos produzida pela Kenner.
O dr. Peter Venkman é o desencanado do grupo. Mesmo não sendo oficialmente o líder, Venkman geralmente toma decisões mesmo quando não perguntado. Está sempre envolvido em situações cômicas e geralmente não é levado muito a sério. Dr. Egon Spengler, um gênio da ciência, costuma ser a fonte primária do grupo para entender os casos, ou mesmo para saber como combater o inimigo. Com sua habilidade em teorias, em vários episódios é ele quem mostra como solucionar os problemas, mesmo quando esses parecem não ter solução. Dr. Ray Stantz é o segundo na lista dos mais inteligentes do grupo e costuma ser o personagem que coloca em prática as teorias de Egon com seus inventos e tecnologia. Também costuma ser o mais brincalhão e otimista do grupo, além de ser o único que várias vezes consegue entender o que Egon tem a dizer. Winston Zeddemore é o corajoso e mais forte do grupo. É o mais habilidoso com a mochila de prótons, até de ser o motorista oficial do Ecto-1, carro por qual nutre grande paixão.
Um curto episódio piloto foi produzido, mas jamais foi ao ar completamente. Algumas cenas podem ser vistas em alguns videos promocionais e na abertura da série. Assim como a maioria dos pilotos, esse episódio curto tem várias diferenças do resultado final. Na maior parte, as diferenças fazem lembrar o filme, como por exemplo, a barba por fazer de Peter Venkman que fazia se assemelhar com Bill Murray, os caça-fantasmas usando seus uniformes originais e Geléia aparecendo como um fantasma mal como era no filme. Algumas cenas do piloto foram editadas e usadas na abertura da série, sendo a mais notável a aparição de Stay Puft, o homem marshmallow. Outras cenas do piloto, como quando Ray acorda com um brinquedo do Sr. Stay Puft, quando o time desce o cano dos bombeiros e um dos inimigos sobrevoam o céu foram usadas na abertura especial de Halloween.
O dublador da versão americana de Egon, Maurice LaMarche, disse que os diretores de dublagem pediram que ele não tentasse incorporar o ator Harold Ramis, mas que fizesse algo à parte.LaMarche mencionou isso porque, supostamente, Bill Murray teria questionado o fato de Lorenzo Music (dublador do personagem Peter Venkman nas duas primeiras temporadas) ter a voz parecida com a do personagem Garfield e não com a dele. A partir da terceira temporada, Dave Coulier assumiu a voz do personagem. Isso soa um tanto irônico, já que Bill Murray dublou, anos mais tarde, o personagem Garfield no filme em live-action. O único dublador que quase foi o ator do mesmo personagem foi Ernie Hudson, que seria na série animada o personagem Winston Zeddemore novamente, mas ele foi substituído na última hora por Arsenio Hall. A versão brasileira é composta dos mesmo dubladores do filme.
Depois do sucesso do filme, a série animada se baseou na produção do cinema. Ao mesmo tempo em que The Real Ghostbusters era criada, a empresa Filmation começou a produção de seu desenho animado com o nome The Original Ghostbusters, uma continuação de uma outra série dos anos 70 chamada The Ghost Busters (note que essa série era grafada em duas palavras, diferentemente do filme, grafada em apenas uma). A Columbia Pictures não pode usar o mesmo nome do filme e incluiu "The Real" ("Os Verdadeiros") para não ter mais problemas com a Filmation. Com essa pequena rivalidade entre as empresas, houve um episódio em que um espiritualista charlatão apareceu na série sendo muito semelhante a Jake Kong, personagem do desenho da Filmation. Cada personagem feito por Jim McDermott tinha características parecidas com os atores do filme, porém com algumas pequenas diferenças.
Priorizando o horário nobre em setembro de 1986, dois videos promocionais foram lançados para gerar interesse do público na animação. Nesses dois videos, personagens, equipamentos e veículos acabaram ficando na versão final também.
Alguns dos personagens do filme fazem aparições na animação. Stay Puft, o homem de marshmallow, aparece inúmeras vezes e em um dos episódios, Walter Peck, da Agência de Proteção Ambiental, também participa. O uniforme dos caça-fantasmas mudam também sendo característicos da cada personagem. Egon se caracteriza por um macacão verde-azulado, Ray com um bege (sendo o único com um uniforme semelhante ao dos filmes), Peter com uniforme marrom e Winston com macacão branco-gelo. Geléia passou a ser integrante do grupo e a morar com os caça-fantasmas no antigo edifício dos bombeiros, motivo explicado no episódio "Citizen Ghost" (Cidadão Fantasma) em um flashback em que vários eventos do filme aparecem.
Depois do filme Ghostbusters II nos cinemas, o personagem Louis Tully foi introduzido na série com a versão americana sendo dublada por Rodger Bumpass. No episódio "Partners in Slime" ("Parceiros na Gosma"), Peter é coberto pela mesma gosma do segundo filme.
Nos primeiros 78 episódios, o roteirista J. Michael Straczynski deu um clima mais sombrio a série, normalmente não vista em séries animadas acostumadas a serem exibidas nas manhãs de sábado. Depois, a série ganhou um ar mais voltado ao folclore, crenças populares e alguns personagens característicos do feriado de Halloween, por exemplo, passam a ser mais constantes. Há também referências a outras séries animadas, como as Tartarugas Ninjas no episódio "Mean Green Teen Machine" (Significa Máquina Jovem Verde) e a filmes famosos como Star Wars e Batman.
Mike, Lu & Og é uma série de desenho animado estadunidense exibida pelo Cartoon Network que foi criada por Charles Swenson.
A série conta a história sobre uma garota chamada Mike que nasceu na cidade de Nova Iorque, e acaba deixando o seu lar, como uma estudante de intercâmbio, para uma ilha no meio do mar em busca de uma aventura mar afora.
Quando Mike chega à ilha encontra os habitantes mais esquisitos que ela já viu, e faz amigos chamados Lu e Og. Embora eles estejam em uma ilha isolada, Og inventa grandes aparelhos para ajudar seus amigos e os outros habitantes.
SilverHawks (ou Falcões de Prata) foi uma série televisiva de animação da Rankin/Bass, distribuída pela Lorimar-Telepictures em 1986. A série foi produzida pela Pacific Animation Corporation em parceria com a Topcraft e outros estúdios japoneses. No total, foram ao ar 65 episódios em uma temporada única durante todo o ano de 1986.
O universo fictício de SilverHawks foi desenvolvido em consonância com o universo da série anterior, ThunderCats e assim como ThunderCats, SilverHawks também foi lançado em história em quadrinhos pela então Marvel Comics, logomarca da Star Comics.
Atualmente, a Warner Bros. (que comprou a Lorimar em 1989) detém os direitos da série.
Com o sucesso dos Thundercats a Rankin/Bass resolveu investir nas séries de super-heróis, então criou uma espécie de "ThunderCats do futuro" ao invés de felinos guerreiros, surgiram heróis biônicos e com asas de metal, os SilverHawks.
Os SilverHawks tinham inúmeros poderes como voar em asas de prata ou lutar com nervos de aço. Parte metal, parte de carne e osso, esses guerreiros sacrificavam seus corpos humanos, modificando-os para suportar as longas jornadas até a Galaxia de Limbo, para onde foram enviados para defender o Universo do Monstro Estelar e seu bando intergalático: Lagartão, Serrivel, Minotauro, Terremoto, Molecular, Trapaceiro, Da Pesada e a "Loucura Musical da Melodia".