He-Man e os Defensores do Universo (em inglês: He-Man and the Masters of the Universe) é uma série de desenhos animados baseados na linha de brinquedos Masters of the Universe, lançados pela indústria de brinquedos Mattel, tema de vários produtos e mídias relacionadas. A mais conhecida delas é a série de animação produzida pelo Filmation Studios entre 1983 e 1985, com 130 episódios. Na série, o personagem principal, He-Man, e seus amigos defendem o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull das forças malignas comandadas pelo vilão Esqueleto.
No início dos anos 80, a Mattel estava trabalhando em bonecos do filme Conan, o Bárbaro. Como o filme foi considerado muito violento para o público infantil pelos executivos da empresa, foi desenvolvida a série de bonecos "Masters of the Universe". Ao mesmo tempo, para alavancar a venda dos bonecos, foi encomendada à Filmation Studios uma série de desenho animado baseada nos conceitos desenvolvidos pela Mattel.
O conceito duma série animada com um herói que portava uma espada e lutava num mundo fantástico já havia sido explorada pela própria Filmation em seu desenho hoje quase desconhecido de 1981, Blackstar, que não fez sucesso. O planeta Sagar, onde Blackstar estava exilado, era muito semelhante a Etérnia. Blackstar e seu vilão Overlord tinham duas metades duma espada, e embora não referenciado na série animada, He-man e Esqueleto em sua linha de bonecos também tinham duas metades duma espada. O ator George DiCenzo, que fazia a voz de Blackstar, até trabalhou na série de He-Man fazendo vozes de personagens secundários (no inglês original).
Em 1983 foi lançada a série He-Man and the Masters of the Universe. A série utilizava a técnica de rotoscópio, assim como outros desenhos da Filmation (como Tarzan), em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Quem assistiu às séries da Filmation podia ver semelhanças entre os movimentos dos personagens das séries.
A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra, a princesa do poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário