As Aventuras de Tintim) é uma série de animação franco-canadense baseada na série de livros As Aventuras de Tintim, criada por Hergé. Estreou em 1991, teve 39 episódios de meia hora produzidos em três temporadas. Foi a mais conhecida adaptação dos livros até o lançamento do filme As Aventuras de Tintim de 2011.
A série de televisão foi dirigida Stéphane Bernasconi e produzida pela Ellipse Animation (França) e pela Nelvana (Canadá) em nome da Hergé Foundation. Foi a primeira adaptação dos livros de Hergé em mais de vinte anos. Philippe Goddin, especialista em Hergé e Tintim, serviu como consultor para os produtores. Os roteiristas da série incluiam Toby Mullally, Eric Rondeaux, Martin Brossolet, Amelie Aubert, Dennise Fordham e Alex Boon.
Técnicas de animação tradicionais foram usadas na série. Os livros originais foram rigorosamente seguidos durante todos os estágios da produção, com alguns quadros dos livros sendo transpostos diretamente para a tela. Nos episódios Rumo à Lua e Explorando a Lua, animação 3D foi usada para o foguete lunar, algo incomum em 1989. O foguete foi animado em 3D, cada quadro da animação foi então impresso e recopiado em celuloide, pintado a mão em guache e colocado em um fundo pintado. O foguete usado na sequência de abertura foi animado usando técnicas 3D.
Artisticamente, a série manteve um visual constante, diferentes dos livros (desenhados ao longo de 47 anos, o estilo de Hergé desenvolveu a partir de seus primeiros trabalhos como O Lótus Azul até posteriores como Tintim e os Timpanos). Entretanto, os últimos episódios da série, como a história da Lua e Tintim na América, claramente demonstranto o desenvolvimento dos artistas pelo curso da série. A série foi produzida em inglês, com todos os visuais (placas, pôsters e outras formas escritas) ficando em francês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário